terça-feira, 29 de julho de 2014

Uma análise da disciplina de mídias e educação: refletindo as vivências



Os processos de aprendizagens que vivenciamos sempre deixam marcas que serão registradas em nossa memória. A disciplina em questão certamente será lembrada! As discussões sobre consumo, descarte, endereçamento, captura e dispositivos midiáticos, já eram familiares.  
No entanto, entendo que nenhuma dessas problematizações se esgotará em um único momento, pois são questões emergentes na contemporaneidade, e principalmente por que cada oportunidade de reflexão se fará com indivíduos de diferentes saberes. O que certamente enriquece cada vez mais as rodas de conversa, e visto que, não me constituo sozinha, mas em conjunto como outro, as conversas com minhas colegas e a dupla com a Renata, foram experiências extremamente produtivas. E é claro! Ouvir a professora falar e os colegas com certeza me fizeram pensar, pois ouvir também é uma aprendizagem necessária.
Para tanto, ressalto que discutir sobre as gerações a luz do pensamento do sociólogo Bauman, também foi uma experiência instigante, pois tais problematizações mostraram como as gerações anteriores impulsionam a geração vigente, ou seja, uma geração inconstante, nervosa e fugaz. Nesse sentido, o Sociólogo afirma que,
É essa “condensação relativa” de traços característicos que nos permite falar, em primeiro lugar, em “categorias”, sejam elas nações, classes, gêneros ou gerações. Ao fazê-lo, ignoramos temporariamente a multiplicidade de características que faz de cada um de seus integrantes uma entidade única e irrepetível, diferente de todas as outras, um ser que se destaca de todos os demais membros da “mesma categoria” (2011, p.39).

Por fim, Marques diria que “navegar é preciso”, eu, porém digo, após navegar, terminar é preciso, visto que, novas aventuras somente começam por que outras terminam. Essa termina para abrir espaço para novos e contínuos diálogos, mas agora, com novos tripulantes. A aventura não termina, recomeça! Assim, SÓ DEUS SABE O QUE VIRÁ!? QUE DEUS NOS AJUDE OU NOS LIVRE, como livrar não dá, ajudar já está de bom tamanho!!

Elis

  
LIVRO DIGITAL

Histórias de aprendizagem de uma acadêmica de Pedagogia

http://pt.calameo.com/read/003714084da9a45968741

Nenhum comentário:

Postar um comentário